Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN: AULAS PRESENCIAIS SÓ COM VACINA PARA TODOS E TODAS, JÁ!
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, Cartas Públicas à(o)s Parlamentares Federais e Estaduais do estado do Amazonas, sobre a crise agravada pela omissão dos governos Bolsonaro e Wilson em conter a pandemia da COVID-19 no estado do Amazonas (Anexos 1 e 2 ).
Em apoio à Frente Contra a Privatização da Saúde solicitamos que as seções sindicais orientem as bases a enviarem as referidas cartas à(o)s parlamentares, senadore(a)s e deputado(a)s, conforme a lista de contato que segue anexa (Anexo 3).
A Revista Universidade e Sociedade - US é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, cujo intuito é fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelo(a)s docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.
A diretoria do ANDES-SN deliberou que o tema central do número 68 da revista US será "40 anos do ANDES-SN: luta e resistência".
Além dos artigos temáticos, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, política educacional, condições de trabalho, questões de cultura, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.
Os artigos enviados deverão obedecer à normatização abaixo e ser submetidos até o dia 12 de abril de 2021. Orientamos que os artigos sejam encaminhados para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br.
Esta edição US68, também, contemplará uma reportagem fotográfica, intitulada: “As mulheres, suas lutas e conquistas, na história dos 40 anos do ANDES-SN”. Solicitamos o empenho do(a)s jornalistas das seções sindicais e todo(a)s o(a)s que puderem contribuir para o envio de fotos constantes do acervo das ssind sobre essa temática.
Importante ressaltar alguns requisitos básicos para formatação:
• no máximo cinco fotos por seção sindical, com uma resolução mínima de 300 DPI e numeradas de 1 a 5;
• o nome do(a) autor(a) de cada foto;
• a seção sindical a qual pertence (se for o caso);
• a legenda da(s) foto(s) (pequeno texto salvo em formato Word, com numeração de 1 a 5, descrevendo o contexto, o local e a data em que ocorreu o registro).
O depósito das fotos numeradas de 1 a 5, juntamente com o texto da legenda, deverá ser feito no link:
https://drive.google.com/drive/folders/1WYH1xOXLIf0z9IWkbGs0tmUuC12sahD2
Nesse link, cada seção sindical deverá abrir uma pasta com o seu nome e depositar as fotos numeradas e o arquivo com a legenda, até o dia 22 de março de 2021.
Esta edição comemorativa ainda contará com um Painel de Depoimentos: “Minha história com o ANDES-SN”. Para isso pedimos que as seções sindicais mobilizem o(a)s sindicalizado(a)s e nos enviem os depoimentos mais relevantes. Serão selecionados 24 depoimentos, 2 (dois) de cada regional, por conta da limitação de espaço editorial.
Requisitos para o envio: poderá conter texto em formato “.doc(x)”, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm); margem esquerda e superior: 3 cm; margem direita e inferior: 2 cm; espaçamento de 1,5 entre as linhas; até 1200 caracteres com espaço; até 3 fotos com resolução mínima de 300 DPI e numeradas de 1 a 3; o nome do(a) autor(a) de cada foto; o movimento social ao qual pertence (se for o caso); a legenda da(s) foto(s) - pequeno texto descrevendo o contexto, o local e a data em que ocorreu o registro. O depósito das fotos numeradas de 1 a 3, juntamente com o texto, deverá ser feito no link: https://drive.google.com/drive/folders/1C4LZOAlFRRhS-x0_9gjLDQpipUcaWTOv
Nesse link, cada seção sindical deverá abrir uma pasta com o seu nome, depositar as fotos numeradas com as respectivas legendas, o arquivo do texto e, um arquivo “.doc(x)” com o seu mini currículo (cerca de 3 linhas), endereço completo com CEP, telefones e endereço eletrônico (e-mail), para contatos do(a)s editore(a)s, até o dia 22 de março de 2021.
Ressaltamos que é tarefa das seções sindicais dar ciência desse convite a todo(a)s o(a)s sindicalizado(a)s o mais breve possível. Sugerimos que, dentro das possibilidades, seja dada a mais ampla divulgação e que a circular seja distribuída pela rede de e-mails do(a)s sindicalizado(a)s, além de postada no sítio e nos informativos das seções sindicais.
Circular nº 029/2021 - Convoca 1ª Reunião do Pleno do GT de Ciência e Tecnologia em 2021
Considerando Estatuto do ANDES-SN e demais resoluções aprovadas em suas instâncias deliberativas e diante do cenário que vivemos por conta da pandemia da Covid-19, a Diretoria do Sindicato Nacional convida às SSind a participarem da 1ª Reunião do Pleno do GT de Ciência e Tecnologia em 2021 com vistas a organizar a luta neste início de ano.
A reunião ocorrerá na quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021, das 16h às 19h, via plataforma virtual, com a seguinte pauta:
1. Apresentação da nova coordenação nacional;
2. Informes;
3. Conjuntura;
4. Deliberações de Congressos e CONAD;
5. Encaminhamentos.
Circular nº 028/2021 - Convoca o 11º CONAD Extraordinário do ANDES-SN
A pandemia da COVID-19 não arrefeceu, ao contrário. Ultrapassamos a terrível cifra de 225 mil mortes ao iniciar fevereiro. Enquanto isso, o governo não apresenta um plano de imunização para a população brasileira, o que faz com que a pandemia assuma proporções catastróficas no país.
Segundo o Estatuto do ANDES-SN, em seu Art. 18, o Congresso, como instância máxima de deliberação deverá ser “I - ordinariamente, uma vez por ano, entre o mês de janeiro e a primeira quinzena do mês de março, em local fixado pelo CONGRESSO anterior; II - extraordinariamente, quando requerido pelo CONAD, em data e local por este fixados”.
No entanto, em razão do contexto da pandemia, a Diretoria Nacional do ANDES-SN avaliou a necessidade de consultar a categoria quanto à realização do 40º Congresso, tendo em vista tanto a responsabilidade em evitar ao máximo aglomerações, quanto as dificuldades em realizá-lo virtualmente nos moldes que caracterizam o evento.
Considerando que o Estatuto do ANDES-SN em seu artigo 26, inciso II, estabelece que o CONAD se reúne “extraordinariamente quando requerido por um quarto (1/4) das S.SIND ou pela DIRETORIA, em data e local fixados por quem o requerer”, e considerando também o artigo 24 do Estatuto que autoriza que “nos intervalos entre as reuniões do CONGRESSO, por motivos imperiosos e justificados, o CONAD pode deliberar sobre o previsto no inciso I do art. 15, ad referendum do CONGRESSO subsequente”, fica convocado o 11º CONAD Extraordinário para os dias 27 de março e 3 de abril de 2021. O CONAD será organizado pela Diretoria Nacional, acontecerá por meio eletrônico, em caráter excepcional, e terá como tema central “Em defesa da vida, dos serviços públicos e da democracia e autonomia do ANDES-SN”.
A Comissão Nacional de Enfrentamento à Criminalização e à Perseguição Política a Docentes, foi criada durante o 37º CONGRESSO (Salvador/BA, 22 a 27 de janeiro de 2018), conforme a resolução:
“Que o ANDES-SN, em caráter emergencial, constitua uma comissão formada por três integrantes da coordenação do GTPFS, três do coletivo jurídico e em cada caso representantes das seções sindicais ou das secretarias regionais envolvidas na denúncia que ficará responsável pelo levantamento, acompanhamento e denúncia dos casos de assassinatos, perseguições, investigações, judicializações e criminalizações de caráter político promovidos pelos aparelhos repressivos do Estado ou por grupos reacionários organizados dentro e fora das Instituições de Ensino Superior, IFs, CEFETs, com o fim de repressão e cerceamento da liberdade de pesquisa, de ensino, de aprendizagem, de mobilização e de luta. Essa comissão deverá se articular de forma mais ampla com os coletivos de luta, partidos, movimentos sociais e sindicatos, garantindo rápida divulgação, acompanhamento e proteção, e quando necessário, deverá ser prestada assessoria jurídica aos docentes criminalizados.”
Foi nomeada no 63º CONAD – Conselho do ANDES-Sindicato Nacional (Fortaleza/CE, 28 de junho a 1º de julho de 2018), conforme a resolução que segue:
“Denominar “Comissão de enfrentamento à criminalização e à perseguição política a docentes” a comissão de caráter emergencial criada no 37º CONGRESSO do ANDES-SN.”
A Comissão atua, desde então, no sentido de atender às demandas apresentadas pela base do ANDES-SN seguindo os seguintes procedimentos:
- O(A) professor(a) deve acessar a comissão, via de regra, pela seção sindical. O(A) professor(a) demandante deve preencher o formulário próprio e enviar para o e-mail da secretaria do ANDES-SN (secretaria@andes.org.br);
- Após o acesso ao caso, a Diretoria Nacional, a partir da demanda do(a) professor(a), avalia a possibilidade de emitir uma nota política;
- A Comissão define o(a) diretor(a) que vai acompanhar o caso pela Diretoria Nacional;
- Será solicitado o material do processo para análise da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) e para arquivo no sindicato;
- Com a máxima brevidade, após o recebimento do material do processo, agenda-se uma reunião, virtual, entre AJN, representante da Diretoria Nacional, professor(a) demandante, advogado(a) do(a) professor(a) (quando houver) e representante da seção sindical à qual o(a) professor(a) demandante é vinculado(a);
- Todo caso deve ter como indicação o acompanhamento local de um(a) advogado(a), seja da seção sindical, secretaria regional ou particular, para acompanhar o(a) professor(a) demandante. A AJN não terá a função de acompanhar sozinha o caso;
- Todos os casos devem ser registrados em formulário próprio, o qual é encaminhado pela Secretaria Nacional sempre que solicitado.
Nesse sentido, as demandas deverão vir das Seções Sindicais, com o formulário (Anexo), devidamente preenchido e com a indição de quem será o(a) representante da Seção Sindical.
Na oportunidade informamos os membros da Comissão instituída na Diretoria Nacional - Gestão 2020/2022: