Encontro da carreira EBTT foi fundamental para organização de pautas

Publicado em 05 de Novembro de 2019 às 16h04. Atualizado em 05 de Novembro de 2019 às 17h15

Aconteceu em Porto Alegre, na sede da SINDOIF Seção Sindical, o II Encontro Nacional do ANDES-SN sobre a Carreira EBTT e o Ensino Básico das Instituições Estaduais de Ensino. Entre os dias 1 e 3 de novembro de 2019, os presentes puderam conhecer e confrontar experiências e debater diversos temas importantes. O evento começou na sexta, dia primeiro, com palestra de Saulo Henrique Souza Silva, do Colégio de Aplicação da UFS e Emerson Duarte Monte (ANDES-SN) seguida de Marisa Brandão Rocha (CEFET/RJ) e Mauriene Silva de Freitas (UEPB) falando sobre ponto eletrônico e controle do trabalho docente. No intervalo, crianças e jovens integrantes do Projeto Prelúdio da IFRS apresentaram um lindo canto coral que encantou a todos. 

No sábado, três palestras mobilizaram os presentes: Renata Flores (CAp-UFRJ) e Rosineide Cristina Freitas (UERJ) falaram sobre a carreira EBTT/CAP e RSC; Raquel Dias (ANDES-SN) e Rúbia Vogt (UFRGS) sobre o FUTURE-SE e o impacto para os professores EBTT/CAP e também sobre a contrarreforma da educação estadual e municipal; e por fim Luiza Colombo (Colégio Pedro II-RJ) e Fernando Lacerda (ANDES-SN) mostraram dados e trouxeram questões concretas sobre ensino domiciliar e a militarização das escolas, despertando grande interesse entre todos os participantes. O encontro se encerrou com os grupos de discussão na manhã do domingo (3).

Foi consenso que, ao lado das palestras que suscitaram debates profícuos, o próprio fato de ter uma oportunidade de troca foi extremamente frutuoso. Os participantes levaram muito mais do que novas reflexões. Voltaram a seus Estados sabendo que a luta é de todos e a pauta da construção da educação pública, gratuita e socialmente referenciada sai ampliada de cada encontro produtivo como este.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences