O ANDES-SN publicou, nesta terça-feira (15), a Circular 170/25, na qual convoca as e os docentes da sua base a participarem das mobilizações em defesa do mandato do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ). O parlamentar enfrenta uma grave ameaça de cassação, após o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovar um parecer favorável à perda de seu mandato.
O Conselho aprovou no dia 9 de abril uma representação que pede a cassação do deputado por suposta quebra de decoro parlamentar. Após a decisão do órgão, o deputado iniciou uma greve de fome nas dependências da Câmara. A representação contra o parlamentar foi protocolada pelo Partido Novo, no ano passado, devido à autodefesa do deputado diante de assédios e ataques feitos por um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), em abril de 2024, no Congresso Nacional.
Segundo a Circular do ANDES-SN, Glauber Braga é reconhecido por sua atuação combativa em defesa da educação pública, dos direitos da classe trabalhadora e da resistência aos retrocessos promovidos pela extrema direita. O parlamentar tem sido alvo constante de perseguição política, e a tentativa de cassação de seu mandato representa mais um ataque à democracia, com o objetivo de silenciar “uma das vozes mais firmes do parlamento brasileiro”.
Diante da gravidade do momento, o ANDES-SN convocou toda a categoria docente a se somar às mobilizações em apoio ao deputado, tanto nos estados quanto em Brasília, onde estão previstos atos no Anexo II da Câmara dos Deputados.
Nesta terça-feira (15), às 9h, ocorre uma atividade da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara, seguida, ao meio-dia, pela mobilização "Estudantes estão com Glauber!", convocada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB).
Já na quarta-feira (16), às 9h, acontecerá uma reunião extraordinária conjunta do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida e da Frente Parlamentar sobre o Limite de Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública, também em apoio ao parlamentar.
Para ampliar o alcance da campanha, o ANDES-SN disponibilizou, por meio da circular, artes de divulgação com a hashtag #GlauberFica, que podem ser acessadas e compartilhadas AQUI.
ANDES-SN na luta
O ANDES-SN já havia se manifestado publicamente, em ocasiões anteriores, contra essa investida antidemocrática. O Sindicato Nacional denunciou a criminalização da luta política e reafirmou seu apoio irrestrito ao mandato do parlamentar por meio da publicação de notas, matérias e postagens nas redes sociais.
Saiba Mais
ANDES-SN repudia voto de relator da Comissão de Ética pela cassação do deputado Glauber Braga
Glauber fica! ANDES-SN manifesta solidariedade ao parlamentar frente à tentativa de cassação de seu mandato