O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) se reuniu na terça-feira (24), em Brasília, para organizar o Dia Nacional de Luta e preparar a campanha pela revogação da Emenda Constitucional 95. O ANDES-SN participa deste fórum.
Agendada para 10 de agosto, a data está sendo convocada pelas entidades de servidores públicos e pelas centrais sindicais. Na pauta está a revogação da Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos públicos por 20 anos. As entidades também buscam a revogação da reforma trabalhista.
Os servidores públicos também vão reivindicar o estabelecimento de negociações coletivas e a efetivação da data-base, que embora esteja na Constituição Federal, nunca foi respeitada desde 1988.
Para Qelli Rocha, diretora do ANDES-SN, é fundamental que mais entidades se engajem na organização do dia 10 de agosto. “É importante congregar mais sindicatos contra essas medidas que chamamos de contrarreformas, fortalecendo a unidade entre as categorias do funcionalismo”.
ADPF sobre o aborto
As entidades que compõem o fórum se dispuseram a incorporar a luta pela ADPF 442. O Supremo Tribunal Federal vai realizar uma audiência pública entre 3 e 6 de agosto para debater a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental que pretende descriminalizar a interrupção de gravidez até a 12ª semana.
No dia 3, terão voz entidades que defendem o aborto legal, seguro e gratuito. No dia 6, sera a vez daqueles que defendem o aborto clandestino. O ANDES-SN estará presente nas manifestações do dia 3.