Desemprego cresce e atinge 13,1 milhões de brasileiros

Publicado em 29 de Março de 2019 às 17h00.

A taxa de desemprego chegou a 12,4% no trimestre de dezembro a fevereiro. Agora, há oficialmente 13,1 milhões de brasileiros desempregados. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) – Contínua, divulgada nesta sexta (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

65,7 milhões estão fora da força de trabalho

Houve aumento em relação ao desemprego do trimestre anterior, que era 11,6%. Os desempregados cresceram 7,3% em relação à Pnad Contínua anterior, divulgada em novembro de 2018.

Segundo o IBGE, há 92,1 milhões de trabalhadores ocupados. O número marca uma queda de 1,1% (menos 1,06 milhão de pessoas) em relação a novembro. O número de empregados com carteira assinada foi de 33 milhões de pessoas em fevereiro, sem levar em conta os trabalhadores domésticos.

Subutilização

A população fora da força de trabalho, ou seja, que não está nem trabalhando nem procurando emprego, chegou a 65,7 milhões. O número é um recorde na série histórica.

A população subutilizada chegou a 27,9 milhões de pessoas em fevereiro deste ano. A taxa leva em conta a pessoa que está desempregada, que trabalha menos do que poderia, que não procurou emprego, mas estava disponível para trabalhar. Também leva em conta aqueles que já trabalham, procuraram mais um emprego, e não conseguiram.

O número também é recorde na série histórica, 3,3% maior (mais 901 mil pessoas) em relação a novembro e 2,9% maior (mais 795 mil pessoas) do que em fevereiro de 2018.

O total de pessoas desalentadas (ou seja, aquelas que desistiram de procurar emprego) chegou a 4,9 milhões, outro recorde da série histórica. O percentual de desalentados chegou a 4,4%.

Fonte: Agência Brasil

Edição de ANDES-SN. Imagem de Agência Brasil.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences